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até 3 dias úteis
Saiba o procedimento
correto para a coleta de
amostras para análise
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PROCEDIMENTO PARA COLETA DE AMOSTRAS

O momento mais importante para a qualidade do resultado analítico é o da amostragem.
É de suma importância os cuidados a serem tomados, pois qualquer contaminação da amostra implicará em um desvio no resultado.

1 – Guardar bombas, frascos e mangueiras em locais limpos.

2 – Somente desembalar as mangueiras e abrir os frascos no exato momento da coleta.

3 – Verificar antes de iniciar e entre as coletas, a limpeza da bomba.

4 – Limpar o local onde será coletada a amostra.

5 – Introduzir a mangueira na bomba pelo orifício menor até que ela transpasse (apareça) cerca de 5 mm do outro lado ( nunca usar a mesma mangueira para mais de uma coleta).

6 – Retirar a tampa do frasco colocando-a em um local devidamente higienizado.

7 – Enroscar o frasco na bomba.

8 – Introduzir a mangueira no compartimento onde a amostra será coletada, tomando o cuidado para que ela não toque ao fundo. A condição ideal é que a ponta da mangueira fique posicionada à metade do nível do compartimento.

9 – Bombear até que o óleo preencha o frasco em torno de 80% do seu volume, mantendo sempre o êmbolo da bomba na posição horizontal.

10 – Retirar o frasco e fechar imediatamente, em seguida limpe a ponta da mangueira e a retire.

11 – Para uma boa amostragem é necessário que o equipamento tenha parado do máximo a 10 minutos antes da coleta, o ideal é imediatamente após parada.

12– Todas a amostras de um mesmo compartimento devem ser tiradas no mesmo ponto.

13 – Nunca coletar amostra após completar o nível.

14 – Preencher a etiqueta com todos os dados requeridos, conforme exemplo abaixo:

EMPRESA : XYZ DATA: 00 / 00 /2005
EQUIPAMENTO : MODELO DO VEÍCULO 5018
COMPART.: MOTOR (Cárter), diferencial, câmbio, etc....
TIPO ÓLEO: 15W40 (FABRICANTE) TROCA: SIM - NÃO
Capacidade (litros) : 38 Qtde (Filtro) : 1
Km / Hs (Última Troca): 25.000 Km/hs (Atual) : 40.000 Km/hs
Aplicação: Transp. Cana
Responsável pela coleta: NOME

Os dados preenchidos são de responsabilidade do cliente. A falta de qualquer um deles pode não só gerar falsos resultados, como também impedir a evolução do estudo comportamental dos equipamentos, impedindo a previsão de possíveis falhas.
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